Diretores da ACISC São Carlos participam de Encontro Regional de Aci’s

Na ultima sexta feira, dia 25 de Maio, aconteceu na cidade de São Lourenço do Oeste, o 2º Encontro Regional de Aci’s, reunindo empresários das regionais Oeste, Noroeste e Extremo Oeste da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

O encontro contou com uma extensa programação que se iniciou as 14hs com Visita Técnica na empresa Enele. A empresa foi fundada em 1984 em São Lourenço do Oeste e hoje fabricam estofados, poltronas e moveis em MDF e tamburato com venda em todo território nacional. Seguindo a programação, os empresários foram direcionados ao Clube Recreativo Araucária para uma palestra com Indi Santos, falando sobre “Motivos para empresa investir” e como ter Compliance* nas empresas tem auxiliado essas a crescerem. Indi é responsável pelo Departamento Jurídico e Compliance da Kellogg para a região Mercosul e após a aquisição da Parati em 2016, também passou a responder por ambos os departamento Jurídico & Compliance – Kellogg & Parati.

A última palestra da programação com o tema “Corrupção e Ética nos negócios”, foi ministrada pelo Procurador da República Deltan Dallagnol, mestre em Direito por Harvard e coordenador da força tarefa da Lava Jato em Curitiba. Dallagnol falou aos presentes como a corrupção tem retrocedido o crescimento e desenvolvimento do País, tendo a necessidade do envolvimento da população em fazer além, um esforço cívico maior que o habitual. Será lançada uma campanha apoiado pela Fundação Getulio Vargas e a Transparência Internacional, para conscientizar a população nas próximas eleições, que votem em pessoas (indiferente o partido político) que atendam a três critérios: a) passado limpo; b) apoio a democracia; e c) apoio ao pacote anti corrupção.

De São Carlos, além da Presidente da ACISC  Sra. Dirce Salete Boita Coelho, estiveram participando também membros da diretoria, executiva e associados da entidade.

*Compliance: Comply, em inglês, significa “agir em sintonia com as regras”, o que já explica um pouquinho do termo. Compliance, em termos didáticos, significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. É a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc

Fonte: Endeavor @ https://endeavor.org.br/compliance/